blogdotamanini

Desde 02 de outubro de 2019
  • Home
  • Quem sou eu
  • Origem do meu nome
  • Histórias
  • Álbum
  • Agradecimento
  • Momento de emoção
  • Contato
blogdotamanini
  • Home
  • Histórias
  • A “Suíça Brasileira” na serra da Mantiqueira

A “Suíça Brasileira” na serra da Mantiqueira

Sempre que posso deixo o meu Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro e vou curtir o frio de uma das belos municípios do pais: Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil e o principal destino de inverno de São Paulo. Famosa por sua arquitetura alpina, a “Suíça Brasileira” fica na Serra da Mantiqueira e oferece gastronomia de montanha (fondues), cervejarias artesanais e ecoturismo, com noites frequentemente geladas e temperaturas que já atingiram mínimas próximas a 0°C na estação. A cidade fica à altitude de 1 628 metros, sendo portanto, o mais alto município brasileiro, considerando a altitude da sede. A população do município é estimada em 47.956 habitantes. Distante 183 quilômetros da cidade de São Paulo, suas principais vias de acesso são a Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro e a Estrada de Ferro Campos do Jordão.
Em 29 de abril de 1874, Mateus da Costa Pinto adquiriu alguns lotes à beira do Rio Imbiri e a data passou a ser considerada a data oficial de fundação do município. Em 1934, Campos do Jordão emancipou-se de São Bento do Sapucaí e a partir da década de 1950, a cidade passou a se consolidar como um dos principais destinos de inverno do Brasil. Campos do Jordão é um dos quinze municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo governo paulista. Campos do Jordão é chamada de “Suíça Brasileira” devido à sua arquitetura de influência europeia e pelo seu clima mais frio que a média brasileira, além de seus parques e paisagens de montanha. Dessa forma, a cidade recebe grande quantidade de turistas nacionais e internacionais, especialmente no mês de julho durante a estação do inverno, com mais 4,5 milhões de turistas por ano. Em 19 de junho de 1934 conseguiu sua autonomia político-administrativa com a criação do município. O nome homenageou o Brigadeiro Jordão, pois, na época, era costume ligar-se o nome do proprietário à propriedade. A partir da década de 1950, o avanço da medicina fez com que a tuberculose deixasse de ser uma doença tão perigosa. Com isso, a cidade passou a desenvolver o turismo.

Compartilhe0
História anterior
Pensei que ia voltar campeão do mundo
blogdotamanini
FacebookTwitterInstagramEmail
@2019 Todos os direitos reservados
  • Home
  • Direito Global
  • Histórias
  • Álbum
blogdotamanini
FacebookTwitterInstagramEmail
  • Home
  • Quem sou eu
  • Origem do meu nome
  • Histórias
  • Álbum
  • Agradecimento
  • Momento de emoção
  • Contato