Origem do meu nome

igorbaima

Meus avós paternos – Eugenio Tamanini (1898/1977) e Maria Lina Nippes Tamanini (1900/1990), nascidos no Espirito Santo mas filhos de italianos e alemães, respectivamente – tiveram cinco filhos: Walter José, que chamava dd Bubi, criança ou menino em alemão, (já falecido), Irineu Carlos (já falecido), Waldemar Henrique (meu pai) e Nélia Sandy Tamanini. Todos nascidos no Espirito Santo. Com a chegada da maioridade, vieram residir no Rio de Janeiro (inclusive meus avós paternos). Meu tio Irineu veio para o Rio e logo em seguida foi morar em São Paulo e depois em Canoas (RS) onde completou o curso de pilotos de caça do Quadro de Oficiais da Aeronáutica. Nao havia a Academia de Pirassununga na época.

Meu tio Walter nasceu no Espirito Santo, no dia 8 de julho de 1925 e faleceu Rio de Janeiro em … Meu tio Irineu Carlos que não conheci, nasceu no Espirito Santo em 5 de novembro de 1927 e faleceu em acidente aéreo em Vacaria, no Rio Grande do Sul, em 4 de julho de 1947. Tinha apenas 20 anos de idade. Meu pai nasceu em Itarana em 03 de setembro de 1931. Minha tia Nélia nasceu em Itapina no dia 17 de julho de 1936.

No Rio, meu tio Walter passou a integrar a primeira turma de paraquedistas do Exército; meu pai também entrou para o paraquedismo do Exército ( tem 133 saltos ) e minha tia para o Instituto de Educação. Meu tio Irineu Carlos, como disse anteriormente, lamentavelmente, faleceu. Vou contar a história;

Meu Irineu Carlos tinha um amigo inseparável- nome ?. Iriam receber o brevê de pilotos na mesma cerimônia. No entanto, dias antes, o amigo ficou doente e nao pode completar o número de horas exigidos para receber o diploma. Meu tinha não teve dúvidas: fez um vôo até Vacaria em um avião Vultee. Por ironia do destino, o avião de caça NAAT 6 – prefixo NAAT 6D 1329 teve uma pane e ele foi obrigado a pousar de emergência em uma fazenda. Nao obteve êxito e faleceu na queda. Como tinha voado com o blusão com o nome do amigo as primeiras informações era que esse amigo tinha morrido em um acidente aéreo. Meus avós, principalmente minha avó Maria Lina, nunca aceitaram a perda prematura do filho.

Anos mais tarde, meu pai casou com minha mãe, que é natural de Pirai (RJ). Como meus avós maternos – Ary Flores e Nair Passos Flores- morreram quando minha mãe era criança, não pude conhecê-los.

Nasci no Rio de Janeiro em 15 de janeiro de 1955. Meu pai queria colocar meu nome em homenagem ao meu tio: Irineu Carlos Tamanini. Minha mãe não aceitou. Decidiram então que meu nome seria Irineu Henrique Tamanini. Dias após, fui levado para Vitória (ES) onde fui batizado no Convento da Penha. Meus padrinhos foram meu tio Celmo Passos Flores, irmão da minha mãe, e minha tia Nelia. ….Vitório e Popa