Minha saudosa mãe, Cely Passos Tamanini, nascida em Piraí (RJ), era torcedora do America Football Club, também chamado pelos torcedores de Diabo Rubro. Fundado em 18 de setembro de 1904, hoje comemora 119 anos e o seu nome não tem acentuação, já que se adota a grafia em inglês.O America já teve grandes craques vestindo a sua camisa vermelha. No entanto, o seu maior ídolo é Edu Coimbra, o Eduzinho, irmão do maior jogador da história do Clube de Regatas do Flamengo: Zico. Quem também atuou no America foi meu amigo Paulo Sérgio, ex-goleiro da Seleção Brasileira naquele timaço da Copa do Mundo de 1982 do Telê Santana, Fluminense e Botafogo.
A primeira camisa do America, a de 1904 até 1906 era toda preta. De 1906 a 1908, ficou rubro-negra por conta de problemas de fornecimento. Finalmente, em 1908, graças a João Evangelista Belfort Duarte, foi substituída pela atual e tradicional camisa vermelha e calção branco. As novas cores foram escolhidas em homenagem à Associação Athletica Mackenzie College, de São Paulo, a quem o America havia enfrentado em jogo amistoso interestadual, por sugestão de Belfort Duarte, sendo este o seu clube de origem.
O escudo do America consiste num circulo vermelho com o acrônimo AFC introduzido neste. O escudo do America é o escudo de clube brasileiro mais reproduzido no mundo, sendo copiado por dezenas de outros “Américas” no país, que apenas acrescentaram outro contendo o nome da cidade de onde aquela agremiação era. O America adota como santos padroeiros, Nossa Senhora das Graças e São Jorge. Em 1915 foi composto o primeiro hino do America por Freire Júnior, com letra de Luiz França; em 1922 foi criada a segunda versão por Freire Júnior, até se chegar a versão criada pelo compositor americano Lamartine Babo, em 1947. É considerado um dos hinos mais bonitos dos clubes de futebol.
O America apresenta em seu cartel de títulos a conquista do International Soccer League de 1962, competição disputada nos Estados Unidos da América também por grandes clubes da América do Norte e da Europa,[20] o Torneio dos Campeões de 1982, torneio oficial organizado pela CBF que contava com a maioria dos grandes clubes do Brasil da época, a Taça Ioduran de 1917, a primeira competição interestadual oficial do Brasil, além dos 7 títulos da primeira divisão do Campeonato Carioca, os mais importantes entre os seus títulos estaduais, sendo o quinto clube em número de conquistas no Estado do Rio de Janeiro.
O America teve cinquenta e sete jogadores convocados até hoje nas diversas categorias da Seleção Brasileira, sendo trinta e dois deles apenas na seleção principal com noventa e quatro participações em competições oficiais ou amistosas, tendo cedido três destes jogadores para representar o Brasil em Copas do Mundo, sendo que na Copa do Mundo de 1930 foram dois (Joel e Hermógenes) e na Copa do Mundo de 1938 um (Britto). Entre tantos convocados, talvez o mais conhecido de todos seja Jorginho, lateral-direito revelado pelo America e onde ele jogava quando foi campeão mundial de juniores em 1983 e que posteriormente se tornaria campeão da Copa do Mundo de 1994, vindo mais tarde a iniciar sua carreira de treinador neste seu clube do coração.
No primeiro jogo da Seleção Brasileira, em 21 de julho de 1914 contra o Exeter City Football Club, o americano Osman fez o segundo gol da Seleção na vitória por 2 a 0, no Estádio de Laranjeiras. Talvez o maior momento do America na Seleção Brasileira, tenha sido em 1956, quando os jogadores Édson, Hélio, Canário, Leônidas, Romeiro e Ferreira foram convocados para as disputas da Taça Oswaldo Cruz, diante do Paraguai (Brasil 5 a 2, com Leônidas marcando e os seis em campo), da Taça do Atlântico contra o Uruguai (Brasil 2 a 0, com Canário marcando e cinco americanos em campo) e Argentina (0 a 0 em Buenos Aires com quatro americanos em campo) e nos amistosos contra a Itália, quando Ferreira e Canário marcaram os gols brasileiros com quatro americanos em campo e nos dois amistosos contra a Tchecoslováquia, primeiro no Rio de Janeiro quando três americanos estavam em campo na derrota por 1 a 0 (Edson, Canário e Leônidas da Selva), como no segundo em São Paulo, quando dois americanos jogaram na vitória brasileira por 4 a 1 (Édson e Canário).
No sul americano de 1963, a seleção brasileira, que terminou em 4o.lugar, foi basicamente representada pela seleção mineira, mas integrada pelo goleiro rubro Jorge. Na última oportunidade, dois jogadores do clube foram convocados para o elenco que conquistou o Torneio Bicentenário dos Estados Unidos, em 1976: Flecha e Orlando Lelé. O clube também já teve jogadores convocados para a Seleção em Jogos Olímpicos, pelo menos em duas oportunidades: o lateral direito Terezo, nas Olimpíadas de Munique em 1972, e o atacante Jarbas, nos Jogos de Montreal em 1976. Ainda no America, o lateral Jorginho conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan Americanos de 1983 e campeão, tanto no Sul Americano sub 20, como tambem no Campeonato Mundial Sub 20 desse mesmo ano, no México. O meia Renato foi campeão sul americano da seleção brasileira sub 20, em 1985.
Afinal, o rubro Carlinhos integrou a Seleção Brasileira Sub-20, que foi tricampeã do Torneio de Cannes, em 1973; no futebol feminino, o clube já cedeu a zagueira Fabiane, na categoria sub 20 (2012), e mais recentemente, as jogadoras Maíra e Bettina foram convocadas na seleção brasileira feminina sub 17, em 2023. (Com apoio do wikipedia)