Um dos maiores ídolos do Flamengo, Barcelona, Real Madri e da Seleção Brasileira dos bons tempos do futebol brasileiro, o atacante Evaristo de Macedo – atualmente com 88 anos e morando na rua Garcia D’Ávila, em Ipanema, no Rio de Janeiro, postou hoje (15.04.2022) uma foto do time do Flamengo da época do tricampeonato. Não era nascido mas sempre soube que era um timaço. Na foto aparecem craques como Garcia, Tomires e Pavão; Jadir, Dequinha e Jordan; Joel, Rubens, Evaristo, Dida e Esquerdinha / Zagalo.
Perguntei então ao meu grande amigo Alberto Veronese, rubro-negro roxo, e contemporâneo do Evaristo sobre a escalação daquele time. Veronese, que durante muitos anos foi uma figura proeminente no STF – foi diretor de Plenário do mais importante tribunal do país – contou algumas histórias da época de sua juventude. “Lembro bem do ponta Joel. Ele estudava no colégio Zacaria, na rua do Catete, no Rio de Janeiro, o mesmo colégio que estudei durante oito anos”. Disse ainda Veronese: “quando eu entrei no ginásio ele estava no científico. Me lembro bem do Joel na escola e nos jogos de domingo com a camisa do Flamengo no Maracanã”.
Mais uma história contada pelo Veronese, uma das melhoras figuras que conheci e passei a ser amigo desde à época em que fui assessor de imprensa do presidente do STF, ministro Sepúlveda Pertence: “Assisti todo tricampeonato do Flamengo com o pai de um grande amigo que tinha três cadeiras perpétuas em frente à linha central do campo, o melhor ponto do estádio para se assistir uma partida. O pai do meu amigo tinha direito a usar a garagem e o elevador do estádio”.