“Recordar é viver, Assis acabou com você”. Todo torcedor do Fluminense conhece – e sabe cantar até hoje – a música que embalava ( e ainda embala) os jogos do tricolor das Laranjeiras. A música foi criada pela torcida após Assis marcar o gol do título de campeão carioca de 1984. O gol contra o Flamengo saiu quando faltavam dois minutos para o árbitro encerrar a partida. A partir daí, ele se transformou no “carrasco tricolor”.
Durante o período em que atuou pelo Fluminense o atacante Assis residiu no Leblon e, por sua simplicidade, angariou vários amigos – tricolores ou não – no prédio onde morava. Uma família ( toda tricolor ) que ficou muito próxima da família de Assis foi da médica Oftamologista Clarice Kipnis Holender. Clarice fica muito emocionada quando assiste um filme onde Assis, às lágrimas, revela pouco tempo antes de falecer, que se tornara um torcedor apaixonado do clube das Laranjeiras.
Conta Dra Clarice:
“Ele morou aqui no meu prédio no Leblon. Um aniversário do Max (meu filho), Assis chegou de um jogo, a festa era no Play e o tema era Fla x Flu. Ele tomou banho, desceu e assinou todas as bolas para as crianças . Foi um espetáculo!!!!!
Meu filho durante um tempo trabalhou na Liga Retrô . Ele lançou a camisa do campeonato de 1984 e mandava uma percentagem da venda das camisas para ele no Paraná. Me lembro que ele veio para o lançamento da camisa
Era um dinheiro a mais que ele ganhava, uma vez que já estava aposentado do fute ol profissional.
Assis se tornou um grande amigo. Convivemos na época com ele, Ane a esposa e a filhinha.
Quando ele faleceu a Veridiana ,filha dele, mandou um WhatsApp na hora para o meu filho Max.
A tristeza foi profunda”.
Assis nasceu em São Paulo em 12 de novembro de 1952. Faleceu aos 61 anos, em 6 de julho de 2014, em Curitiba, por insuficiência renal.
Descanse em paz, “carrasco tricolor”.