blogdotamanini

Desde 02 de outubro de 2019
  • Quem sou eu
  • Origem do meu nome
  • Origem da minha família
  • Histórias
  • Álbum
  • Agradecimento
  • Contato
blogdotamanini
  • Home
  • Histórias
  • Virgínia Tamanini, mulher de muitos talentos

Virgínia Tamanini, mulher de muitos talentos

A escritora capixaba Virgínia Tamanini (1897-1990), nascida em Santa Teresa, era uma mulher de muitos talentos. Além de livros e peças teatrais, pintava e fazia esculturas. Para homenageá-la, o sobrado onde ela e a família moraram por mais de 20 anos em Itapina, distrito de Colatina, abriga hoje um museu. O filho da autora capixaba, Fernando Tamanini, já falecido, que também era escritor, doou objetos, livros e outras peças que fazem parte do acervo da família.
Ele cedeu na época ainda objetos que pertenceram à escritora e cerca de 25 mil livros de sua coleção particular que hoje integram a biblioteca pública em Itapina.
A escritora e poetisa capixaba lançou três livros principais ao longo de sua vida, além de contos e folhetins. Sua obra de maior destaque é o romance histórico Karina.Suas principais publicações incluem:Karina (1964): Seu romance mais famoso, que retrata a saga e a chegada dos primeiros imigrantes italianos ao Espírito Santo. A obra ganhou grande notoriedade nacional e chegou a ser traduzida para o italiano.A voz do coração (1942): Seu livro de estreia, voltado para a poesia.O mesmo amor em nossos corações (1949): Sua segunda obra poética. Antes da publicação dos livros impressos, ela também ganhou visibilidade na década de 1920 ao escrever o folhetim Amor sem mácula para o jornal O Comércio (Santa Leopoldina), além de criar diversas peças teatrais regionais.

Compartilhe0
História anterior
Primeiro hotel em Santa Teresa (ES)
próxima história
O fim dos “penduricalhos” no Judiciário
blogdotamanini
FacebookTwitterInstagramEmail
@2019 Todos os direitos reservados
  • Home
  • Direito Global
  • Histórias
  • Álbum
blogdotamanini
FacebookTwitterInstagramEmail
  • Quem sou eu
  • Origem do meu nome
  • Origem da minha família
  • Histórias
  • Álbum
  • Agradecimento
  • Contato