Convocado para a Seleção Brasileira, o zagueiro Roger Ibañez da Silva, mais conhecido somente como Roger Ibañez ou apenas Ibañez, nasceu na serra gaúcha, em Canela no dia 23 de novembro de 1998. Após jogar no Fluminense, do Rio de Janeiro o zagueiro, que também atua como volante, foi vendido para a Itália e hoje defende o Roma. Filho de mãe uruguaia e pai brasileiro, Ibañez (além de brasileiro e uruguaio, tem também a nacionalidade italiana) antes de entrar nas categorias de base de algum clube, Ibañez conciliou o futebol e os estudos com o trabalho na marcenaria do pai, jogando bola apenas nas horas vagas com os amigos, até entrar na base do Grêmio Atlético Osoriense aos 16 anos.
O que poucos sabem é que no início de carreira, desconhecido da torcida, Ibañez, em 2016, atuou por por três meses na equipe profissional do Sergipe e disputou o Estadual e a Copa do Nordeste. Quem conta a história é o ex-presidente da OAB sergipana, Henri Clay Andrade. “O Club Sportivo Sergipe é um clube brasileiro de desportos estabelecido em Aracaju, capital do estado de Sergipe. A sede do clube é o estádio João Hora de Oliveira, localizado no bairro Siqueira Campos. O Sergipe é o maior vencedor da história do Campeonato Sergipano de Futebol, com 37 títulos”.
Henri Clay, nasceu em Lagarto, no interior do estado, a mesma cidade onde nasceu o atacante Diego Costa, há vários atuando em clubes da Espanha e da Inglaterra. Aqui no Brasil atuou também no Atlético Mineiro. Henri Clay, uma das figuras mais respeitadas em Sergipe, é graduado em Direito pela Universidade Tiradentes (UNIT) e tem pós-graduação em Direito Processual pela Universidade Federal de Sergipe. Na OAB foi eleito três vezes sempre por meio do voto direto do advogado inscrito na Seccional
Após jogar em Sergipe, Ibañez retornou ao Rio Grande do Sul e foi relacionado para alguns jogos da terceira divisão gaúcha antes de ser aprovado em um teste ao Fluminense para jogar na base, em 2017. Nessa época, Ibañez atuava como volante, mas tornou-se zagueiro após fazer um coletivo para a posição devido ao pedido do treinador do time na época. Depois de um mês e já como zagueiro, passou a treinar com os profissionais e atuar pela equipe sub-20. No começo de 2018, viajou junto com o elenco profissional para os EUA para disputar a Florida Cup, tendo estreado no empate por 1–1 contra o PSV.
Sua estreia foi oficial foi em 20 de janeiro do mesmo ano, no empate de 0–0 com o Botafogo na primeira rodada do Campeonato Carioca. Em 28 de fevereiro, foi anunciado sua compra definitiva pelo Fluminense por 600 mil reais e assinou contrato por cinco anos. Seu primeiro gol com a camisa do tricolor foi em 1 de março, na derrota de 2–1 para o Avaí no jogo de ida da Copa do Brasil.
Após ser titular no início do ano, Ibañez acabou lesionando-se logo na estreia do Campeonato Brasileiro contra o Corinthians em 15 de abril[6] e acabou ficando fora por um mês, tendo perdido espaço no time do então técnico Abel Braga. Porém, quando atuou soube aproveitar suas oportunidades. Ao todo atuou em 37 partidas e fez um gol pelo tricolor, antes de se transferir para a Atalanta. Foi anunciado como novo reforço da Atalanta em 29 de janeiro de 2019 por cerca de 4 milhões de euros (17, 2 milhões de reais). Sua estreia foi em 11 de maio na vitória de 2–1 sobre o Genoa, tendo entrado no lugar de Iličić. Tendo recebido ofertas de times do Brasil como Flamengo, Internacional e Athletico Paranaense e times italianos como Bologna, em 27 de janeiro de 2020 foi anunciado como novo reforço da Roma por empréstimo de 18 meses com obrigação de compra ao final do período por 8 milhões de euros mais 2 milhões no caso de bônus e caso fosse contratado, seu contrato seria renovado até 30 de junho de 2024. Estreou pela Roma em 24 de junho de 2020, na vitória por 2–1 sobre a Sampdoria. Atuou em 10 partidas na temporada e acabou sendo comprado em definitivo.
Além de atuar em vários amistosos em 2019, compor o elenco convocado para o Torneio Pré-Olímpico Sul-Americano de 2020 e de ser titular da Seleção Sub-23 de André Jardine, esteve na pré-lista de 60 jogadores convocados para representar o Brasil nas Olimpíadas de Tokyo, contudo acabou não sendo liberado pela Atalanta para disputá-la. No dia 9 de setembro, Ibañez foi um dos 26 convocados por Tite para os últimos dois amistosos de preparação para a Copa do Mundo de 2022 contra as seleções da Gana e da Tunísia, sendo essa sua primeira convocação para Seleção Principal. Roger Ibañez fez sua estreia pela Seleção Brasileira no amistoso contra a Tunísia em 27 de setembro de 2022, onde a Canarinho venceu a Tunísia por 5-1.