A história abaixo foi contada pelo meu amigo Paulo Roberto Xavier, ex-goleiro no futebol dos Estados Unidos, nascido em Volta Redonda, na Cidade do Aço, no Rio de Janeiro, filho de um grande artilheiro do Atlético Mineiro, camisa 8 do Galo, Xavier e irmão do saudoso ponta-direita do Fluminense, Wilton Cesar Xavier, na década de 70:
“Volta Redonda teve seus dois primeiros jogadores a irem jogar em um clube grande do futebol carioca, no caso o Fluminense, o ex-goleiro Jorge Vitório e meu irmão Wilton. Vitório foi quem levou o Wilton para o Fluminense, agiu rápido, pois o América do Rio já tinha contactado o meu pai para que o Wilton fosse pra lá. Hoje Volta Redonda se tornou um centro exportador de jogadores e o Volta Redonda F.C. tem uma boa estrutura para a formação de atletas”.
xxxx
Comentário de um mais importantes repórteres esportivos do país, Deni Menezes sobre Wilton:
“Wilton foi muito bom ponta-direita, rápido, driblador, cruzava bem, e gente da melhor qualidade. Jorge Vitório Cusielo, bom goleiro, bom amigo. O relacionamento da época jogador/imprensa era saudável. Hoje sequer há contato.”