Na década de 1960 surgiu no Alto Leblon, na Rua Timóteo da Costa, n° 297, no Rio de Janeiro, um dos maiores edifícios residências do bairro. No terreno de 6.100 m2, onde anteriormente existia uma casa, foi construído pela Lopes da Costa Engenharia o Edifício Parque Visconde de Albuquerque, com 17 andares (mais a cobertura) e 96 unidades de 3 e 4 quartos. Todos os apartamentos são de frente para uma vista espetacular de parte da zona sul carioca que reúne o Cristo Redentor, Lagoa Rodrigo de Freitas (nos últimos andares), parte do mar e o Leblon.
Desde a sua inauguração, no final da década de 1960, foi apelidado de “Meia Lua” graças a sua leve e fascinante curvatura. Esse integrante da arquitetura moderna conta com jardins de 5.200 m2, seis elevadores, três halls de entrada independentes, ampla garagem coberta, churrasqueira e uma quadra poliesportiva batizada de Wilson Tiellet.
O portão de entrada do “Meia Lua”, as luminárias que o cercam e as grades verdes que delimitam o terreno provavelmente foram reaproveitados da antiga casa. O prédio é marcado pelas amplas janelas de ponta a ponta na fachada frontal. Originalmente os pisos dos andares eram de taco, alguns continuam como há mais de cinco décadas.
As atrizes Carmem Verônica e Carol Machado e a cantora Luiza Possi são apenas três pessoas conhecidas que viveram nesse endereço.