Tenho um amigo desde 1990 quando trabalhei como assessor do Palácio do Planalto: o Coronel da reserva do Exército Kepler Bastos, carioca, torcedor do Flamengo e que hoje continua residindo e trabalhando em Brasília. Ele gostou muito da matéria que fiz aqui para o blogdotamanini sobre a Urca, onde residiu quando era criança. Kepler ficou emocionado porque citei a Escola Municipal Minas Gerais, na Avenida Pasteur, onde, na infância, cursou todo o primário.
Liguei então para o atual diretor da Escola, professor Gustavo José Albino de Souza e pedi a ele um histórico da Escola. Já consegui algumas informações:
A Escola Municipal Minas Gerais é tudo o que resta do Pavilhão do Estado de Minas Gerais, construído em 1907/8 para a grande Exposição Nacional de 1908 na Praia Vermelha. O Pavilhão, bem como outros prédios da Exposição, era projeto do engenheiro e construtor Raphael Rebecchi, e construção do arquiteto René Barba.
Vou continuar minha pesquisa.
Minha mulher, Maria del Carmen Peón Tamanini, quando chegou ao Brasil, procedente de Santiago de Compostela, na Espanha, tinha cinco anos e foi residir com os pais na rua Manoel Niobei, na Urca. Naquela época no mesmo casarão onde funciona até hoje a Escola Municipal Minas Gerais, funcionava também o Colégio Estadual Serafim Silva Neto. Ela, no entanto, cursou o primário dentro da fortaleza de São João, na Escola Pública Estácio de Sá, que existe até hoje. O ginásio ela cursou no Colégio Estadual Serafim Silva Neto. Depois, o colégio foi extinto e no casarão ficou apenas a Escola Minas Gerais. O científico, Carmen estudou no Colégio Estadual Infante Dom Henrique, na rua Belford Roxo, em Copacabana.
História anterior
próxima história