No dia 9 de junho é comemorado anualmente o Dia do Porteiro. Não poderia deixar passar em franco a data e presto uma singela homenagem ao Edmilson Pereira Lourenço, nascido em Queimadas, no estado da Paraíba- no Planalto da Borborema e cortado pela Serra do Bodopitá – em 15 de outubro de 1959 mas residente no Rio de Janeiro há várias décadas. No prédio onde resido no Leblon, Edmilson -que tem o defeito de ser torcedor do Flamengo – é funcionário há quase 40 anos. É uma das figuras mais queridas do prédio. Meus saudosos pais conviveram com ele durante muito tempo. Tinham uma adoração muito grande.
Porteiro, também encarregado de portaria, é a designação da profissão onde o trabalhador deve ficar na entrada de um estabelecimento para proteger a entrada indevida de estranhos. Este local é designado como portaria. Em tempos da monarquia de Portugal no Brasil chegaram a existir despachos públicos dos reis para louvar esta função quando ao serviço da Casa Real. Mas, aí, eles e os chamados contadores também desempenhavam as funções de contabilistas da mesma casa régia.
Este profissional vigia dependências, áreas públicas e privadas, com a finalidade de prevenir, controlar e combater delitos como roubos, porte ilícito de armas e munições, e outras irregularidades. Estes trabalhadores zelam pela segurança das pessoas, do patrimônio e pelo cumprimento das leis e regulamentos; recepcionam e controlam a movimentação de pessoas em áreas de acesso livre e restrito; fiscalizam pessoas, cargas e patrimônio; escoltam pessoas e mercadorias. Controlam objetos e cargas, vigiam parques e reservas florestais, combatendo inclusive focos de incêndio.
Na França é muito usado o termo concierge para designar uma pessoa responsável por uma casa, o que corresponderia antes ao zelador. A designação também é usada para uma pessoa, encarregada de orientar os hóspedes de um hotel e também prestar informações sobre os mais variados aspectos da cidade que está sendo visitada pelos hóspedes. A função do concierge é justamente orientar os hóspedes para lhes proporcionar uma estada agradável e bem sucedida na cidade visitada. Em Portugal, porteiro é uma profissão regulamentada.