Conversando com o meu amigo de longa data, o jurista José Murilo Procópio – atual vice-presidente do Clube Atlético Mineiro , o popular “Galo” – descobri que reside na capital mineira o famoso ponta de lança do Atlético entre 1949 e 1954. Walter José Pereira, o Vavá, jogava ao lado do artilheiro Xavier, o camisa 9 do Galo, já falecido, pai do saudoso ponta-direita do Fluminense na década de 1970, Wilton Cesar Xavier e do ex-goleiro do futebol dos Estados Unidos e atualmente residindo em Garopaba (SC), Paulo Roberto Xavier. Vavá está com 91 anos e não perde um jogo do seu ex-clube no Mineirão.
Segundo José Murilo Procópio, “Vavá sempre é homenageado pelo Galo. A sua presença em nossos eventos são costumeiros e sua carreira futebolística sempre por nós destacada. Ótima lembrança falar desse ídolo do passado do Galo”.
Vavá participou da conquista de três campeonatos estaduais, sendo o artilheiro do time na disputa pelo título mineiro de 1952, marcando 16 gols. Ele também se destacou jogando num time de Araxá quando fez três gols no lendári Kafunga (1914-1991), goleiro que defendeu o Galo por mais tempo e grande ídolo dele. Em 1950, com a camisa do Atlético Mineiro, foi à Europa apresentar o futebol brasileiro para equipes do continente.
Formado em Administração e Economia, Vavá prestou concurso para a Receita Federal do Brasil em 1960, sendo nomeado Escrivão de Coletoria Federal no ano seguinte. Entre os cargos que ocupou está o de chefe do Posto da Receita Federal do Brasil de Ouro Preto/MG, de 1965 a 1974. Ainda na década de 1970, fez parte do Conselho Consultivo de Planejamento Municipal de Ouro Preto. Entre outros projetos, participou do desenvolvimento do plano de urbanização da cidade, o que contribuiu para Ouro Preto receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O colega também foi delegado da RFB em Governador Valadares/MG, entre 1974 e 1988. Depois, se aposentou. Atualmente, Vavá ocupa a função de vice-presidente do Clube Atleticano de Memória; e se dedica a atividades associativas da União dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco/MG), onde é diretor adjunto de Finanças e Contabilidade.
História anterior
próxima história