O treinador Luiz Felipe Scolari, o Felipão, entrou em campo hoje (26/05) para dirigir o seu clube, o Athetico Paranaense contra o Caracas da Venezuela, pela Copa Libertadores da América, com a certeza da vitória. Motivo: hoje é Dia de Nossa Senhora de Caravaggio, que tem Felipão como um dos devotos mais ferrenhos. Ele sempre comparece ao Santuário em Farroupilha (RS) para agradecer à Santa. Resultado final: Athetico Paranaense 5×1.
Segundo o gaúcho Paulo Costa Leite, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e torcedor do Internacional, “ficando apenas no mundo do futebol, Felipão e Tite são grandes devotos de Nossa Senhora de Caravaggio, cujo Santuário em Farroupilha tem a maior peregrinação religiosa do Rio Grande do Sul.
Outro local onde Felipão costuma frequentar para pedir veneração à Virgem é o distrito de Caravaggio, em Nova Veneza, próximo a Criciúma/SC, onde o treinador foi comandante do Criciúma Esporte Clube na conquista da Copa do Brasil de Futebol de 1991, e fez o caminho dos romeiros a pé, que liga Criciúma a Caravaggio (Nova Veneza).
Nossa Senhora de Caravaggio é um título dado à mãe de Jesus, Maria, que segundo a tradição católica apareceu na localidade de Caravaggio, na Itália, no ano 1432.[1] No Brasil, o seu maior santuário fica na cidade de Farroupilha, Rio Grande do Sul. Em diversos municípios da Serra Gaúcha, região de forte influência italiana, tem-se o dia 26 de maio como feriado, realizando-se romaria anual ao santuário.
Recebi a seguinte mensagem do meu fraterno amigo gaúcho, o jornalista Joabel Pereira:
Grande, Tamanini! Como eu sou da República de Santa Maria, tenho que a maior festa religiosa do interior é a Romaria da Medianeira. Mas não discutimos e sim nos fazemos devotos de ambas as Santas, que são a mesma pessoa: a mãe de Jesus. Grande abraço, querido amigo