Na minha carreira jornalística tive a satisfação de trabalhar em várias oportunidades com uma profissional de primeiro quilate, a jornalista gaúcha de Nova Petrópolis Wera Keller. Trabalhamos juntos na Rádio Nacional, no STF, no STJ, no TST e no TSE. Hoje aposentada, assim como eu, Wera aproveita o tempo para rodar o mundo. Agora, em maio de 2022, está em Portugal, mais precisamente em Vila Real, uma cidade portuguesa e capital do distrito de Vila Real, situada na região norte, sub-região do Douro e na antiga província de Trás-os-Montes e Alto Douro, com 29 112 habitantes no seu perímetro urbano.
Conte Wera:
O grande momento dos estudantes da Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, do Distrito de Vila Real, é a chamada Queima das Fitas. Em carros alegóricos, enfeitados com as cores correspondentes de cada curso, os alunos saem em passeata pela cidade.
O ponto alto da festa é a “farra” e o banho no Chafariz de Carvalho Araújo, no Centro Histórico. Os estudantes que desfilam são formandos e os novos alunos que estão ingressando na Universidade. Os jovens que usam bengala e cartola são chamados de “Finalistas” e as cores representam os cursos. Os “Calouros” só usam roupas com as cores dos cursos, sem os adereços!
É um evento que envolve toda a cidade, as pessoas saem pra rua para ver a passagem dos carros alegóricos e o grande momento é o banho no chafariz de Carvalho Araújo. Ele era marinheiro e é venerado em Portugal devido a um incidente envolvendo o seu barco em confronto com um submarino.