Durante alguns nos participei como repórter do programa líder de audiência na capital da República, o Revista Nacional, da Rádio Nacional de Brasília. Apresentado pelo competente jornalista/radialista Valter Angelo de Lima – natural de Anápolis, em Goiás – o programa era transmitido ao vivo, diariamente, de segunda-feira a sábado, de 8 às 10 horas. Notícias políticas, econômicas, jurídicas predominavam no programa que era retransmitido para outras emissoras da Radiobras e de emissoras particulares.
Ao longo dos anos tudo mudou. Para não cair no esquecimento o apresentador Valter Lima criou um museu dentro da Rádio Nacional com os equipamentos, antes de última geração, e que viraram obsoletos. Hoje, o local virou ponto de visita obrigatória para aqueles que vão participar de entrevistas ou simplesmente conhecer a emissora.
Uma verdadeira jóia. Essa é a definição das pessoas que quando visitam a réplica de um dos estúdios antigos, da Rádio Nacional de Brasília, montado na séde da EBC. Carinhosamente identificado pelas pessoas como ” museuzinho”, o espaço foi idealizado pelo então Gerente Executivo de Rádios da EBC, Valter Lima, contanto com as participações do jornalista Corban Costa, e do técnico Welington Guedes, a ideia foi a de mostrar que antes da digitalização, uma emissora de rádio funcionava de maneira analógica, mas que a deficiência tecnológica da época, era compensada pela criatividade dos profissionais da área.
Ornamentar as paredes do estúdio, com as capas dos “long-plays” , trabalhadas na arte da fotografia, foi outra “sacacão “, até porque eram duplicatas e, claro, devidamente fixadas, sem risco de dano na sua estrutura de papelão. Para juntar as peças, tais como a mesa de áudio, microfones, toca-disco, o rack, entre outros, foi preciso “garimpar” esse material nas sucatas mantidas nas áreas dos parques de transmissão- Rodeador e SIA – da Rádio Nacional de Brasília. Houve muita dedicação dos profissionais na execução desse sonho, tanto que esse estúdio está preparado para funcionar normalmente. Hoje, o “museuzinho” é ponto de visitação, e mantido zelosamente pela direção da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
História anterior
próxima história