No dia 27 de outubro de 1935 nascia em Santa Isabel, em São Paulo, um dos maiores cartunistas brasileiros, Mauricio de Sousa, da Turma da Mônica.
Corria o ano de 1990. Eu era subsecretário de imprensa do Palácio do Planalto e amigo particular de um dos maiores jornalistas do país, o mineiro de Carangola, Mauricio Dias.
Certo dia o cartunista foi ao Palácio do Planalto conversar com o então presidente da República, Fernando Collor. Antes de ser recebido em audiência, Mauricio de Sousa ficou um bom tempo conversando comigo na minha sala, no segundo andar do Palácio. A conversa foi tão agradável que ao seu final o cartunista pediu meu endereço para enviar um desenho da Mônica para a minha filha, Daniela Tamanini. Dito e feito. Promessa cumprida. Daniela ficou encantada com o quatro que tinha até dedicatória.
Sempre que estava no Rio ia visitar o Mauricio Dias no seu apartamento em Ipanema. E sempre encontrava com a sua filha Laura, ainda bem pequena.
Sem o Mauricio Dias saber, liguei para o Mauricio de Sousa e pedi que desenhasse outro quadro da Turma da Mônica e fizesse uma dedicatória para uma menininha chamada Laura.Sempre muito simpático, o cartunista disse que em poucos dias a encomenda chegaria na minha casa em Brasília.Dito e feito.
Na primeira viagem ao Rio de Janeiro coloquei o quadro na mala e entreguei ao meu dileto e queridíssimo amigo o presente. Ele não acreditou no que estava vendo. Laura não entendeu porque era muito pequena.
O tempo passou. Mauricio de Sousa vai completar amanhã , dia 27.10, 85 anos e a minha filha Daniela, que tem o quadro até hoje, é advogada criminal em Brasília. Laura mora em Nova Iorque e faz ilustrações com frequência para o jornal New York Times entre outros. O quadro da Turma da Mônica viajou com ela e está. na parede do seu quarto.
História anterior
próxima história