O saudoso, queridíssimo e uma figuraça, ex-vice-presidente do Conselho Federal da OAB, o mineiro Aristoteles Atheniense viajava muito para o exterior – pela Ordem ou em caráter particular – e uma de suas manias era comprar relógios nos camelôs desses países, como Espanha, Portugal e França. Em Pequim, na China, então, ele comprava coleções. Os relógios custavam, no máximo, cinco euros. Às vezes, menos ainda.
No Brasil, um de seus prazeres era dar de presente para o amigos relógios made in Europa. Todos ficavam radiantes mas não sabiam que eram comprados a preço de banana em camelô.
Um dos que receberam esse relógio de presente foi a ex-presidente do STF, ministra Ellen Gracie. Ela agradeceu muito a gentileza do seu amigo de longa data, Aristoteles Atheniense. Ao voltar para a sede da OAB Nacional, Aristoteles comentou com o então presidente nacional da entidade, Roberto Busato que havia presenteado Ellen Gracie com um relógio. Tati – assim que Busato chamava o seu vice-presidente – você não tem vergonha. Presentear a ministra com um relógio de camelô ? Busato não aguentou e caiu na gargalhada.
Outro que ganhou de presente um desses relógios foi o advogado de Santarém, no Pará, Rodolfo Hans Geller, catarinense e muito amigo de Busato.
Hoje (21.10.20), Geller enviou uma mensagem no meu celular: ” Tive o prazer de conviver com ele (Aristoteles Atheniense) em diversas oportunidades. Inclusive, ficou alguns dias aqui em Santarem-PA. Era uma figura singular e um ser humano diferenciado. Guardo até hoje, um relógio que me presenteou”
Contei a história para o Busato e ele caiu na gargalhada. Até meu amigo caiu não presente do relógio do saudoso Totti?
Obs: Comentário do ex-presidente da OAB-PB e do TRT do mesmo estado, Afrânio Melo: “Aristoteles era uma grande figura humana. Fiz uma amizade muito forte com ele. Por que os bons partem logo ? Falando em relógio, também ganhei um dele, mas com o logotipo do escritório. Acho que tenho guardado. Tenho também duas garrafas da cachaça Havana que ele me presenteou.
Minha secretária por longos anos no STF, STJ, TST e OAB, Maria Valda também foi presenteada com um relógio.
Obs: Após ler a nota no blog, Maria Valda enviou a seguinte mensagem: “Ganhei de presente o relógio do dr Aristoteles mas não tenho mais esse relógio”.