Há 19 anos, no dia 11 de setembro, em uma manhã de terça-feira, terroristas da Al-Qaeda, comandada por Osama bin Laden, lançaram dois aviões contra os dois prédios do World Trade Center, as Torres Gêmeas, em Manhattan, no coração de Nova York. O evento mudou os rumos da história, lançando os Estados Unidos em uma guerra contra o terror que dura até hoje.
Hoje, a minha mulher, Maria del Carmen Peón Tamanini, ligou para um dos três filhos – Rafael Peón Tamanini, que na época tinha 15 anos – em São Paulo, onde reside há alguns anos, e perguntou o que ele estava fazendo naquele fatídico dia.
– Eu estava na sala de aula no Colégio Inei, no Lago Sul. Os professores não permitiram que os alunos assistem a cena pela televisão. Como queria assistir, pedi ao professor para ir ao banheiro e fui direto para uma sala onde tinha um aparelho de televisão ligado.
E você, mamãe, onde estava naquela hora do acidente?
– Estava com a sua avó (Juana Peón, mas conhecida como d. Juanita) na Embaixada da Espanha e vi as primeiras imagens na guarita do porteiro de entrada. Sua avó foi tratar de uma excursão de espanhóis que ela se inscrevera.
História anterior
próxima história