A Unión Iberoamericana de Colégios y Agrupaciones de Abogados (UIBA) marcou uma Assembleia para Cochabamba, na Bolívia. O presidente da época da OAB Nacional era o Rubens Aprobatto e designou como representantes do Conselho Federal da OAB o vice-presidente, Roberto Busato e o diretor secretário adjunto, Sérgio Couto. Já em Cochabamba os dois visitaram o cônsul do Brasil, um costume da época. No final da visita, o cônsul nos convidou para um almoço no dia seguinte em sua residência.
Conta Busato o que aconteceu:
” Cheguei no almoço após o cônsul e o Sérgio. Notei que em cima da mesa, quase moribunda, estava um litro de Johnny Wallet, etiqueta negra. Almocei rápido pois tinha uma palestra na Conferência e deixei os dois conversando animadamente. No dia seguinte, não vi o Sérgio pela manhã. Quando voltei para o hotel, havia um recado do cônsul brasileiro. Liguei para ele e de cara me indagou. Onde está o doutor Sérgio ? Disse a ele que Sérgio estava na Conferência. “Precisamos falar com ele, pois sua encomenda está a caminho”.
Diante do inusitado, perguntei ao cônsul que encomenda fez o Sérgio . Ele respondeu rapidamente: “Dr Sergio pediu para alugar um avião, pois pretende passar uns dias visitando os saleiros bolivianos e outras atrações do país”.
Pedi ao cônsul que desmarcasse a encomenda. E eu avisaria o Sérgio.
Retornei à Conferência, localizei o Sérgio e relatei o fato. Ele, sem dar muita importância ao caso disse que esse cônsul é muito atrapalhado. Ele acredita na palavra de um homem depois que este dividiu um litro de whisky. Não se pode confiar no parceiros”.
Assim economizei alguns mil dólares do Sérgio Couto.”
História anterior
próxima história