Se você visitou as praias do Rio de Janeiro e não provou a iguaria que é o combo Biscoito Globo, conhecido como biscoito de polvilho, e chá erva-mate bem gelado, você não visitou as praias do Rio de Janeiro direito. Visite de novo e garanta a experiência completa!
No Rio de Janeiro, todo dia é assim: cerca de 3 mil ambulantes percorrem mais de 80 quilômetros de praias oferecendo toda a sorte de comidinhas, bebidas e petiscos. Se você só está familiarizado com os icônicos bordões ‘Olha o mate’ ou ‘Olha o biscoito Globo’.
Apesar dos esforços, são os galões de mate que reinam nas praias do Rio. Ambulantes enfrentam o sol forte com galões de 50 litros, aos gritos “Olha o mate, geladinho”. Eles já incluem o Biscoito Globo nas suas vendas para agradar a clientela.
Todos concordam que o consumo dos os dois produtos formam uma experiência carioca completa, mas a origem deles não está no estado do RJ. O Biscoito Globo, por exemplo, é “paulista da gema”. O quitute foi criado em 1953 em uma padaria no bairro do Ipiranga, em São Paulo, pelo imigrante espanhol Milton Ponce, um dos responsáveis pela receita. Depois de levar o biscoito para o Rio de janeiro e vender em eventos religiosos, Ponce percebeu que os cariocas tinham paladas para a sua receita e decidiu levar a produção para a capital fluminense. Ele abriu uma fábrica no bairro de Botafogo e mudou o nome do até então “Biscoitos Felipe” para “Biscoito Globo”. Por ser um produto leve e saudável (a receita só leva polvilho, gordura, leite e ovos), o biscoito passou a ser comercializado na praias cariocas, para além de padarias e supermercados. E, na época, não tinha concorrência nas areias, o que fez Ponce dominar o mercado.
A história de Ponce está sendo contada na biografia ″Ó, o Globo! – A história de um biscoito”, da autora Ana Beatriz Manier. A revelação de que o biscoito é paulista é um dos destaques do livro. Também pudera. Quer dizer então que, antigamente, o paulista preferia dizer “biscoito” ao invés de “bolacha”?
Isso despertou a curiosidade sobre a origem do chá mate gelado, que acompanha o Biscoito Globo nas praias cariocas: ele é feito da árvore de erva-mate, originária da região subtropical da América do Sul. A marca Leão, mais famosa no Rio, foi fundada em 1901 no Paraná. Batizada primeiramente de Leão Junior, ela passou a ser chamada de Mate Leão e, em 2007, foi comprada pela Coca-Cola Brasil.
Alguma descendência carioca nessa história? Pois é! Nenhuma, a não ser que o período dos anos 80 seja considerado, quando, para adequar às necessidades do público praiano, a companhia lançou Matte Leão em copos selados, chás prontos para beber.
Apesar dos esforços, são os galões de mate que reinam nas praias do Rio. Ambulantes enfrentam o sol forte com galões de 50 litros, aos gritos “Olha o mate, geladinho”. Eles já incluem o Biscoito Globo nas suas vendas para agradar a clientela. Afinal, a dupla é praticamente o arroz e feijão, só que dá praia!
História anterior
próxima história