Há 50 anos o seu irmão brilhava no gramado do Maracanã com a camisa 7 do Fluminense. Seu nome Wilton Cesar Xavier, lamentavelmente já falecido. Na época, seu irmão Paulo Roberto Xavier, então com 12 anos, saia de Volta Redonda (RJ), onde a família morava e ele nasceu, para acompanhar o irmão e ídolo destruir as zagas adversárias. Em tempo: Wilton era meu ídolo. Jogava muita bola.
Após morar vários anos nos Estados Unidos onde atuou profissionalmente como goleiro, Paulo Roberto Xavier reside na praia do Ouvidor, na aprazível Garopaba, litoral sul de Santa Catarina e trabalha como treinador de jovens goleiros na empresa Gol de Placa – Escola de Futebol. Sem dúvida, é um privilegiado.
Hoje ele lembrou de uma frase que marcou a sua infância nas Laranjeiras, bairro onde residia o seu irmão Wilton: havia um anônimo que saia gritando “celacanto provoca maremoto por toda a zona sul do Rio de Janeiro. Vamos então a história:
– Surgiu um estranho grafite nos muros do Rio: “Celacanto provoca maremoto”. Como um peixe pré-histórico provocaria um tsunami? O grafite virou um enigma, só decifrado anos depois: foi um jornalista, Carlos Alberto Teixeira, jovem na época, que inventou a frase célebre, tirada de um desenho animado (ironicamente) japonês: National Kid. A frase não queria dizer nada e justamente por isso ficou famosa.
História anterior
próxima história