O saudoso Ernando Uchoa Lima, ex-presidente nacional da OAB e ex-senador da República em 1978, tinha uma saída estratégia quando recebia uma pergunta cuja resposta poderia deixá-lo embaraçado: “não tenho resposta ainda para a sua pergunta porque estou analisando”. Ernando era uma figura adorável e sempre tinha uma palavra conciliadora para os colegas que estavam com problemas difíceis de resolver.
Filho de Luís Alves Lima e Ester Uchôa Lima. Estudou no Colégio Lourenço Filho, e posteriormente, ingressou na Faculdade Católica de Filosofia (Filosofia Pura e Licenciatura) e na Faculdade de Direito do Ceará, que concluiu em 1959. Foi sempre o orador das turmas de que participava e, como líder estudantil, foi presidente do Grêmio Literário Antônio Sales e diretor do Centro Estudantil Cearense, União Brasileira de Estudantes Secundários, Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua, Centro Acadêmico São Tomás de Aquino, União Estadual e União Nacional dos Estudantes.
Durante sua trajetória profissional, foi professor e diretor-pedagógico do Colégio Lourenço Filho e Conselheiro do Tribunal de Contas do Ceará, além de Secretário de Cultura e de Justiça. Também presidiu o Conselho Estadual de Cultura e ocupou a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Integrou a diretoria do antigo Centro de Estudo e Defesa do Petróleo e da Economia Nacional.
Foi também membro do Conselho Nacional do Ministério Pública, por indicação do Conselho Federal da OAB.