A história abaixo foi contada por uma das mais brilhantes repórteres do mundo político de Brasília, torcedora “doente” do Internacional, a gaucha de Encruzilhada do Sul, Maria Luiza de Mesquita Damé, mais conhecida no meio jornalístico como Luiza Damé:”
“Eu era o verdadeiro bicho do mato. Até os quatro anos de idade vivia na Fazenda Três Marias. Quando fomos morar na cidade para minhas irmãs estudarem, chorava todos os dias de saudade da vida livre, dos bichos e do meu pai.
Quando completei seis anos e fui para a escola, mais drama. O bicho do mato chorava e não queria de jeito nenhum ficar na sala de aula. Foram três anos causando. Até que uma alma bondosa sugeriu me passar para a Escola Normal. Fui para a turma da professora Stelinha, filha dos queridos vizinhos, seu Antônio e do dona Hilda. Pronto! Os problemas do bicho do mato se resolveram num passe de mágica. Ou melhor, a professora Stelinha amansou o bicho do mato.
Encruzilhada do Sul é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, localizado no Vale do Rio Pardo. Ao longo de sua história, já foi conhecido como Santa Bárbara de Encruzilhada, Encruzilhada e, por fim, o atual nome. É o 20º município mais antigo do estado do Rio Grande do Sul, tendo sido criado em 19 de julho de 1849, e o 82º em quantidade populacional. Pertence à mesorregião do sudeste rgo-Grandense e à microrregião das Serras de Sudeste. Dista 170 quilômetros da capital estadual, Porto Alegre, e 2.275 quilômetros da capital federal, Brasília.