No dia de hoje (05.01.21) o meu dileto chefe, amigo, torcedor do Fluminense e apreciador da Soda Limonada, o carioca José Escarlate estaria completando mais um ano de vida: 88 anos. Repórter de primeira linha, redator excepcional e chefe de departamento de jornalismo como poucos, Escarlate fechou a redação e, lamentavelmente, foi embora mais cedo.
“Como hoje é aniversário do José Escarlate não posso deixar de contar um fato importante ocorrido na minha carreira de jornalista. Era repórter nos idos de 1980 da Empresa Brasileira de Notícias (EBN) e Escarlate o chefe de jornalismo. A minha pauta do dia era ir até à Procuradoria-Geral da República ouvir o titular da época sobre a mudança de prédio da Procuradoria no Rio de Janeiro. Conversei com o Procurador – prefiro omitir o nome e vocês vão entender – e recebi todas as informações necessárias para a elaboração da minha matéria. Voltei para a redação e no mesmo dia a matéria foi distribuída pela EBN. O aproveitamento no dia seguinte noss jornais foi excelente. No entanto, para o meu espanto, o Procurador desmentiu a matéria. Soube posteriormente que os Procuradores no Rio não gostaram de saber da mudança pela imprensa. A demissão já estava decidida. A minha sorte é que Escarlate, além de um chefe competente, era muito organizado. Explico: durante a conversa com o Procurador ele detalhou em uma ou duas folhas de papel os motivos que levaram a PGR a mudar de endereço no Rio. Antes de me entregar, ele rubricou a (s) folha (s). Quando escrevi a matéria deixei a (s) folha (s) com o Escarlate. Ele guardou junto a uma pilha de papéis. A (s) folha (s) rubricada (s) não deixava dúvida: a minha matéria estava correta. Onde você estiver, feliz aniversário meu amigo Escarlate, torcedor do Fluminense e um apaixonado por Soda Limonada”. Mas tenha certeza: você está fazendo muita falta”.
Obs: Recebi a seguinte mensagem do Luis Felipe Escarlate: “Obrigado pelas gentis e carinhosas palavras que você sempre dedica ao meu pai. Coincidentemente, meu filho acordou agora e enquanto curtíamos um chamego eu disse que hoje o vovô faria 88 anos”. Abraços