Hoje, dia 22 de outubro, é comemorado “O Dia dos Paraquedistas”.
Acordei com o pensamento no meu saudoso e queridíssimo pai, Waldemar Henrique Tamanini. Ele entrou para o paraquedismo, no Rio de Janeiro, na turma de 1949 – a sua inscrição era 333 -, uma das primeiras da Brigada Paraquedista no país. Meu pai serviu durante muitos anos no Regimento Santos Dumont, na Vila Militar, no Rio. Foram mais de cem saltos. Ele pretencia à área de saúde do Exército.
Meu saudoso e queridíssimo pai era muito forte, em virtude dos exercícios diários no quartel. Só de abdominais ele e o restante da tropa eram obrigados a fazem de 400 a 500, fora os demais exercícios físicos. Ainda bem que ele nunca encostou a mão em mim. Um simples tapa eu iria à nocaute.
A data de hoje homenageia uma das invenções mais interessantes do século XVIII, o paraquedas. Neste dia, em 1797, Andrews Jacques Garverin, construiu um paraquedas baseando-se no modelo de Da Vinci e em seguida provou a tese saltando de um balão. A iniciativa deste atleta pioneiro é relembrada até hoje nesta data. Nós, paraquedistas e admiradores do paraquedismo temos que comemorar esta data, já que vários pretendentes ao esporte caem da aeronave Google no nosso blog todos os dias.
Feliz dia dos paraquedistas para todos!
Canção do Paraquedista
Cumprindo no espaço a missão dos condores
Valente e audaz não vacila um instante
Nas asas de prata ao roncar dos motores
Vai a sentinela da Pátria distante
Chegado o momento descendo dos céus
Num salto gigante surgindo do anil
Vai ele planando no templo de Deus
Lutar em defesa do nosso Brasil
Paraquedista!
Guerreiro alado vai cumprir sua missão
Num salto audaz
Vai conquistar do inimigo a posição
Paraquedista!
No entrechoque das nações sempre serás
O eterno herói
Que no avanço da luta ninguém deterá
Urra! Urra!