Há muitos anos sou amigo do ex-goleiro Renato, do Flamengo, Fluminense, Atlético Mineiro e Seleção Brasileira. Carioca do Leme, zona sul da cidade, e hoje vivendo em Uberlândia (MG) ele enviou um whattsapp para o meu celular contando uma história fantástica:
” Em 1964, estreei no gol do Flamengo na final da Taça Brasil no Maracanã. Entrei aos 25 minutos do segundo tempo no lugar do Marco Aurélio. Final do jogo: 0x0 . Com esse resultado, o Santos sagrou-se tetracampeão porque jogava pelo empate. O ataque no Santos era formado por Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Um verdadeiro pelotão de fuzilamento. Logo que entrei na partida, o Pepe chutou uma bola do meio-campo. Parecia uma bala de canhão da época dos piratas”.
Renato nasceu no dia 5 de dezembro de 1944. No dia em que estreou com a camisa do Flamengo tinha acabado de fazer 20 anos.
FICHA TÉCNICA DA FINAL
FLAMENGO 0 X 0 SANTOS
Data: 19/12/1964
Local: Estádio do Maracanã
Renda: Cr$ 54.302.808,00
Público: 52.508
Árbitro: Armando Marques (SP)
Assistentes: não disponível
FLAMENGO: Marco Aurélio (Renato), Murilo, Ditão e Ananias; Paulo Henrique e Carlinhos; Evaristo, Amauri, Airton (Berico), Paulo Alves e Carlos Alberto
Técnico: Flávio Costa
SANTOS: Gilmar; Modesto e Geraldino; Ismael, Haroldo e Zito; Toninho (Lima), Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe.
Técnico: Lula