Há quarenta anos, no dia 30 de junho de 1980, o papa João Paulo II desembarcava em Brasília. O Papa visitou mais 12 cidades: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Aparecida do Norte, Porto Alegre, Curitiba, Manaus,Recife, Salvador, Belém, Teresina e Fortaleza. Da capital cearense, após 12 dias em solo brasileiro, o Papa retornou ao Vaticano.
Nesta época, eu trabalhava como repórter da Empresa Brasileira de Notícias (EBN). Quem coordenou a cobertura da viagem foi o saudoso (e tricolor como eu), José Escarlate. Fui designado para cobrir o Papa em Aparecida do Norte e Fortaleza.
Escarlate escalou o repórter Renato Riella para viajar no avião do pool ( onde iam os jornalistas brasileiros e estrangeiros cuja empresas rateavam o valor da viagem por toda as 13 cidades). O repórter-fotográfico Sérgio Marques foi escalado para viajar no avião do Papa. A EBN distribuia para a imprensa em geral as imagens colhidas por ele,
Foi uma cobertura que marcou época na EBN. Uma pena que no governo Sarney a empresa foi extinta. Lamentável. Eu já tinha saído da EBN e estava na Radiobras.
História anterior
próxima história