Uma das melhores figuras com quem trabalhei nos meus 44 anos de profissão foi o saudoso jornalista Hélio Magalhães de Araújo. Inteligente, conhecedor profundo da língua portuguesa, de uma tranquilidade invejável, Helio Araújo tinha também um vasto conhecimento político. Entre janeiro de 1959 e janeiro de 1961, nomeado pelo presidente da República, Juscelino Kubistchek de Oliveira, foi governador do Território Federal de Rio Branco, atual estado de Roraima.
Nascido em 01 de setembro de 1927 em Humaitá, no Amazonas, era funcionário concursado do Departamento de Imprensa Nacional, à época vinculado ao Ministério da Justiça, onde ficou até atingir a aposentadoria.
Nesse período, foi secretário-executivo do Sindicato Nacional dos Editores de Livros no período de 1966 a 1978. Atuou ainda como assessor-chefe de Comunicação Social da Fundação Projeto Rondon onde tive o prazer de conhecê-lo. Fui contratado para editar o jornal do Projeto Rondon. Na época, a instituição era presidida pela professora Myryam Levy Cardoso Moreira.
De 1990 a 1992, eu era subsecretário de imprensa do Palácio do Planalto e, conhecedor da capacidade do Hélio Araújo, indiquei seu nome para ser o Diretor de Notícias da Radiobras (hoje EBC). Outro cargo importante ocupado por ele foi o de Diretor de Produção Gráfica do Departamento de Imprensa Nacional.
Hélio foi casado com Maria da Graça Peres de Araújo de 1950 a 1976, quando ela faleceu. Tiveram três filhos: Lasthenia, falecida no ano passado; Eleonora e Antonio Celso. Uma de suas paixões era o neto Emmanuel Peres de Araujo, filho de Eleonora e atualmente oficial do Exército brasileiro. Posteriormente, Helio Araujo casou com Clara Lula Gonzales de Araujo, de 1988 a 2010.
Helio Araujo faleceu em 13 de junho de 2010, no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, vítima de mal de Alzhaimer.
Que meu querido amigo Helio Araujo esteja em um bom lugar. Descanse em paz.
Comentário da Vandelícia Rodrigues, que foi casada com o saudoso amigo e botafoguense roxo, Jorge Martins, após ler a postagem acima:
“O dr Helio Araújo fez um belíssimo trabalho na Imprensa Nacional. Foi meu diretor. Depois, me convidou para ser sua assessora . Com sua ida para a Radiobras, por sua indicação, passei a ocupar o seu lugar. Excelente profissional grande amigo, o saudoso dr Hélio Araújo.