A cantora Rita Lee fez, em setembro ou outubro de 1991, um show no Teatro Nacional de Brasília. Durante o apresentaçao, aproveitou para criticar a política cultural do governo. Collor ficou sabendo e pediu ao secretário de imprensa, Cláudio Humberto, para preparar uma carta dura respondendo às críticas da roqueira.
Após o show, a cantora deixou a capital federal e seguiu para outra apresentação em show de rodeio Ribeirão Preto (SP). Collor, de posse da carta, pediu ao Cláudio que enviasse um funcionária para entregar em mãos a resposta. Foi designada a funcionária Albaniza Cristaldo para viajar até Ribeirão Preto, não apenas com a carta mas com uma papelada mostrando o que estava sendo feito pelo governo na área que ele criticara.
Albaniza, que era requisitada à Radiobras, pediu um avião de Brasília até Uberlândia e dali um ônibus até a cidade paulista. No meio do caminho ela desceu em um posto de gasolina e ficou esperando um carro que iria levá-la até o hotel onde estava hospedado a roqueira.
Como era em torno de meia-dia, Albaniza aproveitou para almoçar no restaurante do posto. Ao terminar, pediu a conta e o garçom respondeu que a conta já estava paga. “Imaginei, será que já descobriram que está aqui uma funcionária do governo federal para entregar uma carta a Rita Lee”.
Logo em seguida, ainda sem entender o que estava acontecendo, chegou o gerente do restaurante. Muito solicito, risonho, disse que era um prazer muito grande o restaurante receber para almoço a famosa cantora Roberta Miranda. Albaniza tentou explicar que não era artista mas o gerente estava irredutível. “A conta é nossa”. Posteriormente, Albaniza – que tem todos os traços da cantora – descobriu que a sua sósia iria fazer uma apresentação em Ribeirão Preto, no mesmo local onde iria se apresentar Rita Lee. Depois desse episódio, Albaniza – que sempre foi uma funcionária exemplar – é nascida em Ponta Porã (MS) mas reside em Brasília há muitos anos.
O carro com o motorista e Albaniza seguiu direto com o envelope pardo om timbre da Presidência da República para o hotel onde estava hospeda a roqueira. Rita Lee recebeu a carta no hall do hotel, abriu o envelope e disse que iria responder. Rita Lee respondeu ao presidente da República seis meses em outro show.
Albaniza pegou no final do dia um avião em Ribeirão Preto para Brasília ciosa do dever cumprido.
História anterior
próxima história