Os atacantes Everton Cebolinha, recentemente contratado pelo Flamengo junto ao Benfica, de Portugal, e Gabriel Teixeira, o Biel, do Fluminense, no momento emprestado até o final do ano ao Grêmio de Porto Alegre, tem algo em comum além de serem jogadores profissionais de futebol: ambos nasceram no município de Maracanaú, localizado na região metropolitana de Fortaleza (CE) e conhecida como a maior cidade-dormitório do Ceará. O município possui também o maior número de palmeiras carnaúbas da América Latina. Cebolinha está com 26 anos e tem 1.74 m e Biel com 21 anos e 1.69 m.
Everton começou sua carreira no Maracanã Esporte Clube, clube de sua cidade natal, Maracanaú. Em outubro de 2011, aos seus 15 anos, chegou nas categorias de base do Fortaleza, onde conheceu o ex-jogador Jorge Veras, famoso nos clássicos Gre-Nais dos anos 80, foi ele (Jorge Veras) que deu oportunidades para o jovem Everton no Fortaleza, reconhecendo seu talento e chamando a atenção de sua velocidade, inteligência e finalização. Com o excelente começo no Fortaleza, Everton chamou a atenção de vários clubes, incluindo: Grêmio, Internacional e alguns clubes paulistas, chamando atenção até mesmo do Manchester City.
Em 2012, durante a disputa da Copa Carpina, em Pernambuco, o jovem atleta chamou muita atenção, e o Grêmio foi o primeiro a apresentar uma proposta ao jogador. O rival Internacional chegou a brigar pelo atleta, porém eles queriam oferecer um período de teste no clube, proposta que foi rejeitada pelo Fortaleza, fechando assim com o Grêmio, com o contrato de empréstimo por um ano. Após o bom desempenho nas categorias de base do Grêmio, foi contratado em definitivo pelo Tricolor Gaúcho, dividindo seu passe entre 90% para o Grêmio e 10% para o Fortaleza. Recebeu do lateral-direito Pará o apelido de Cebola, porém, com a chegada do uruguaio Cristian Rodríguez, que também é conhecido como Cebolla, Everton passou a ser chamado, pela semelhança, de Cebolinha em referência ao personagem da Turma da Mônica.
Já o conterrâneo de Cebolinha, Biel, antes de chegar à base do Fluminense em Xerém, tentou a sorte no futebol de Brasília e na Bahia. Acabou no Fluminense onde conseguiu se profissionalizar. Foi emprestado duas vezes para o Samorin, um clube de futebol eslovaco, com base na cidade de Šamorín, fundado em 1914, e que firmou contrato para que o Fluminense tivesse um clube de apoio na Europa. Na volta integrou a equipe de profissionais do clube das Laranjeiras mas acabou queimado pela torcida ao perder gols importantes. Acabou cedido por empréstimo ao Grêmio de Porto Alegre onde permanecerá até o final de 2022.
Fundada em 8 de janeiro de 1890 e emancipada em 6 de março de 1983, o município de Maracanaú, na época da chegada dos primeiros holandeses, era habitado pelos índios pitaguaris, Jaçanaú, Mucunã e Cágado. Dos aldeamentos destas etnias, surgiu o povoamento da Lagoa de Maracanaú e, depois, o das lagoas de Jaçanaú e pajuçara. Maracanaú figurou como parte de Maranguape até que este, em 1875, viu-se diante de uma grande transformação, com a inauguração da Estrada de Ferro de Baturité e a estação de trem. No século XX, cresceu o povoamento em torno de quatro instituições: o trem metropolitano — ramal Maranguape/Fortaleza, o Sanatório de Maracanaú (hoje Hospital Municipal), a Colônia Antônio Justa e o Instituto Carneiro de Mendonça — Centro de Reabilitação de Menores. Nos anos 1970, Maracanaú sofreu grande transformação quando foi escolhido para sediar o Distrito Industrial de Fortaleza. Em 1983, Maracanaú emancipou-se definitivamente de Maranguape.atuou
Ainda quando era de Maranguape, Maracanaú tinha fama de abrigar doentes e menores infratores. Em 1930, Getúlio Vargas sobe ao poder por meio de um golpe militar. Como presidente, enviou governadores interventores aos estados brasileiros. Na mesma época, foi construída uma escola para abrigar meninos de rua e delinquentes juvenis hás ordens do então interventor Roberto Carneiro de Mendonça. A Escola Santo Antônio do Buraco abrigava e educava no estilo militar jovens em situações de riscos. A escola foi erguida e inaugurada em 1932, ano onde o Ceará passava por uma lastimável seca. Localizado no bairro Horto Florestal, ao lado do Vila das Flores (bairro de Pacatuba), Santo Antônio do Buraco tornou-se, um prédio, Batalhão da PM e, outro, uma escola estadual nomeada de Carneiro Mendonça.
Uma década depois, no dia 15 de dezembro de 1942, foi fundada a Colônia Antônio Justa, conhecida popularmente como “colônia dos leprosos”, tinha como objetivo o tratamento de hanseníase e o isolamentos social dos portadores dessa doença. O tratamento de hanseníase no estado tinha começado em 1928. Em Maracanaú os tratmentos de isolamento do paciente seguiu até a segunda metade do século XX, recheado de medo e preconceito com os portadores da doença.
A Estação de Trem de Maracanaú, construída em 1875, foi demolida em 1984, dando lugar à uma nova estação de trem, também movido à vapor. Foi em 2012 que o trem foi trocado pelo metrô. A estação de trem e a Igreja Matriz de Maracanaú foram os principais responsáveis pelo início da Praça Central, também conhecida como Praça Padre Holanda do Vale.