O ex-presidente do STF e do TSE, ministro aposentado José Paulo Sepúlveda Pertence, nascido em Sabará (MG) e o ex-todo poderoso diretor de jornalismo da Rede Globo de Televisão, Alberico Souza Cruz, também mineiro mas de Abaeté, são amigos de longa data. Certa vez, Pertence recebeu a visita do amigo em seu gabinete no Supremo.
Zé Paulo, assim que Alberico chama o velho amigo, cheguei de uma viagem ao Japão e trouxe um whiskie fantástico que comprei em um loja de Tóquio. Uma raridade, um whiskie japonês. Uma delícia, você vai adorar. Pertence olhou ressabiado para a garrafa do “precioso líquido japonês”, segundo Alberico, e fez um breve comentário: Alberico, vamos fazer o seguinte: prometo beber esse whiskie o dia que você for a Edimburgo e trouxer um transistor made in Escócia”.
Os dois caíram na gargalhada.
—–
Ao ler a nota acima o desembargador do TRT do Rio de Janeiro, torcedor do Fluminense como eu, Gustavo Tadeu Alkmin disse: “acho que o ministro Pertence atualmente deve ter mudado de idéia. o whiskie japonês é bom demais. O Suntory é considerado o melhor whiskie do mundo. Acredite se quiser, afirmou.
——
O atual vice-presidente do Atlético Mineiro e ex-conselheiro federal da OAB, o advogado mineiro José Murilo Procópio contou uma história ótima: “Grandes figuras humanas: Alberico e “Zé Paulo”. Alberico foi, como eu ainda sou, criador de Nelore. Teve um dia , que ele fazendo um leilão virtual num restaurante aqui em Belo Horizonte, coisa simples, surpresa geral e até mesmo para o anfitrião, chega ao recinto o então Presidente Fernando Henrique : “vim prestigiar o amigo”! Foi aquele alvoroço! “.