Uma das marcas da gestão do presidente Roberto Busato à frente do Conselho Federal da OAB foi visitar, não apenas as Seccionais mas, sim, as Subseções da OAB em todos os estados, principalmente na região nordeste. Nunca, em tempo algum, qualquer presidente da entidade tomou atitude semelhante. Os presidentes das Subseções ficavam empolgados com a visita do presidente nacional.
Estávamos, certa vez, no interior do Ceará. Eu, Busato e o presidente da OAB cearense, Hélio Leitão. O calor era intenso e o melhor lugar para se ficar era dentro do carro curtindo um ar condicionado. Estávamos na estrada voltando para a capital. Eu no banco da frente e Busato e Hélio no banco de trás do carro.
De repente, toca o meu celular.Era um repórter de uma emissora de rádio de Salvador (BA). Ele queria entrevistar o Busato ao vivo. Pedi um minuto e virei para trás e disse: Busato, preciso que você atenda esse repórter baiano. Super cansado da viagem ao interior, Busato resmungou e nao quis atender o repórter. Insisti e ele, sempre muito brincalhão, pediu ao sempre educado Helio Leitão para tentar me demover do pedido.
Tamanini – disse Hélio – mande esse repórter à merda. De bate-pronto respondi: farei isso om o maior prazer se você também mandar à merca aquele desembargador que está preste a julgar aquele processo milionário que você é o advogado.
Hélio levou um susto com a minha resposta e disse: você está louco. Não posso fazer isso de jeito nenhum. Respondi: em também não posso.
Caímos todos na gargalhada – inclusive o motorista que nos levava – e o Busato atendeu finalmente o repórter baiano.
História anterior
próxima história