Uma das primeiras viagens nacionais do então presidente nacional da OAB, Roberto Busato foi a Fortaleza a convite da Seccional cearense.
O avião pousou na capital do Ceará por volta das 22h30. Busato estava muito cansado por causa do dia atribulado e também pela longa viagem de Brasilia até Fortaleza.
O presidente da Seccional, Hélio Leitão estava há apenas três meses no cargo. Entusiasmado com a visita do presidente nacional da entidade, preparou uma grande recepção.
Mas vou deixar o meu amigo Hélio Leitão contar a história da recepção no aeroporto internacional Pinto Martins:
” Reuni todo o Conselho Estadual da OAB para esperar o Busato. Você, Tamanini, veio junto com ele. Vocês acabaram saindo pelo desembarque internacional por volta das 23 horas e a gente ( umas 50 pessoas) esperando no desembarque doméstico. Ficamos esperando até 01,30 da manhã. Uma decepção: achamos que ele não viria. Frustração total. Só vim a saber que ele estava aqui em Fortaleza porque ele me ligou no dia seguinte logo cedo.
A parte engraçada do desencontro em pleno aeroporto: o Busato falou para você , quando estava desembarcando, que estava muito cansado e que certamente a gente ainda iria levá-lo para jantar e tal. Você teria dito : é assim mesmo, Busato, essa turma do Nordeste é muito acolhedora. Quando o portão abriu e não tinha ninguém esperando, você bateu no ombro dele e disse: pô, Busato, você tem prestígio aqui no Ceará…rsrs”