blogdotamanini

Desde 02 de outubro de 2019
  • Home
  • Quem sou eu
  • Origem do meu nome
  • Histórias
  • Álbum
  • Agradecimento
  • Momento de emoção
  • Contato
blogdotamanini
  • Home
  • Histórias
  • Supremo de ontem e de hoje

Supremo de ontem e de hoje

O ministro Antonio Neder – nascido em 22 de junho de 1911, no município de Além Paraíba, na Vila Dr. Astolfo, que hoje compõe o município de Pirapetinga, Minas Gerais – foi um dos presidentes mais austeros da história do Supremo Tribunal Federal (STF). Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro foi nomeado para o antigo Tribunal Federal de Recursos (TFR). Posteriormente, foi nomeado para o STF pelo Presidente da República Emílio Garrastazu Médici, na vaga decorrente da aposentadoria do ministro Adaucto Lucio Cardoso, vindo a tomar posse no dia 28 de abril de 1971.

Em fevereiro de 1979 assumiu como presidente da Corte. Durante sua administração, foi instalado, em 17 de maio de 1979, o Conselho Nacional da Magistratura. Também foi adquirida a biblioteca que pertenceu ao consagrado jurista Pontes de Miranda, no total de 16.000 volumes, além de seu valioso fichário. No entanto, o fato que mais chamou a atenção na gestão Neder foi a sua decisão de economizar ao máximo o dinheiro público que era destinado pela União para os gastos do STF. A economia foi tão grande que no seu primeiro ano de mandato ele teve que devolver o que sobrou para os cofres públicos. O fato, segundo um assessor de Neder, nunca tinha acontecido.

Em 10 de junho de 1981 foi aposentado, quando contava mais de 44 anos de serviços à Justiça. Após a aposentadoria passou a emitir pareceres e dedicou-se à organização de sua vasta biblioteca, em Petrópolis. Faleceu, nessa cidade, em 1º de agosto de 2003, sendo sepultado em Pirapetinga, sua terra natal.

Compartilhe0
História anterior
Uma dúzia de seis pães
próxima história
Robalo ou Surubim ?
blogdotamanini
FacebookTwitterInstagramEmail
@2019 Todos os direitos reservados
  • Home
  • Direito Global
  • Histórias
  • Álbum
blogdotamanini
FacebookTwitterInstagramEmail
  • Home
  • Quem sou eu
  • Origem do meu nome
  • Histórias
  • Álbum
  • Agradecimento
  • Momento de emoção
  • Contato