Zózimo é uma das muitas figuras esquecidas do futebol brasileiro. O zagueiro fez parte das seleções brasileiras campeãs do mundo de 191958 e de 62, sendo titular no bicampeonato brasileiro. Renato, ex-goleiro da Seleção Brasileira, do Flamengo, Fluminense, Atlético Mineiro e Bahia, afirmou ao blog que “ Vi muitos jogos dele. Deveria jogar de terno e gravata. Clássico…. não dava um chutão!!!!
Uma curiosidade do jogador é que em sua primeira Copa do Mundo, a de 58, ele era o único jogador da delegação a falar inglês, além de falar também francês e espanhol. Zózimo jogou no Bangu de 1951 até 1965, atuando em quase 500 partidas, mas vestiu também as camisas de Flamengo, Fluminense, Portuguesa, Esportiva, Sport Boys (Peru) e CD Águila (El Salvador).
O ex-jogador e então treinador estudava Pedagogia quando faleceu na manhã de 21 de setembro de 1977. Ele dirigia em alta velocidade seu Fusca pela Estrada do Mendanha, em Campo Grande, zona norte do Rio de Janeiro, rumo ao Estádio Ítalo del Cima, para dar um treino, quando perdeu o controle do veículo e bateu em um poste. O ex-jogador ainda conseguiu deixar o carro e dar alguns passos, mas tombou logo em seguida.Quando a polícia chegou ao local, só o reconheceu por causa de uma carteirinha da Confederação Brasileira de Desportos (CBD) em seu bolso, que identificava como um bicampeão mundial.
O baiano bicampeão do mundo do pequeno bairro da Plataforma faz parte da história do futebol brasileiro.