Meu velho amigo Valter Angelo de Lima, natural de Anápolis (GO), radicado em Brasília desde 1969, há 38 anos apresenta um dos mais importantes jornais da Rádio Nacional de Brasilia, o Revista Nacional, hoje denominado Revista Brasil.
No ano de 1981, Valter Lima lutou muito na Rádio Nacional para que evitar a derrubada da histórica caixa d’água de Taguatinga. A caixa d’água de Taguatinga foi construída em 1959 para abastecer a cidade que nascia antes mesmo da inauguração de Brasília. A sua luta foi inglória porque o então Administrador da cidade, Valmir Campello (1981 a 1985), respondia que era preciso abrir caminho para o progresso. “Eu mostrava que o mais importante era preservar a história de Taguatinga”. Apesar da luta de Valter Lima, morador da cidade, a caixa d’água foi demolida em 1984 para dar espaço às obras de alargamento das pistas e construção do viaduto.
Valmir Campelo nasceu no dia 22 de outubro de 1944, em Crateús, no Ceará, e depois de Taguatinga virou administrador da cidade-satélite do Gama, tem o nome do estádio de futebol em sua homenagem – Bezerrão. Na primeira eleição direta realizada no Distrito Federal em 1986, elege-se pelo PFL deputado federal, que seria constituinte. Transferindo-se em 1989 para o PTB, legenda do qual foi presidente regional e pela qual viabilizou sua eleição para senador em 1990.
Aliado a Joaquim Roriz foi candidato a governador do Distrito Federal em 1994, contudo foi derrotado por Cristovam Buarque em segundo turno. Retornou a sua atividade parlamentar até 1997, quando foi indicado pelo Senado Federal ao cargo de ministro do Tribunal de Contas da União, em substituição ao aposentado Paulo Afonso Martins de Oliveira. Presidiu a Corte entre 2003 e 2004 e aposentou-se em 7 de abril de 2014.
História anterior
próxima história